O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), realizou nesta quinta-feira, 24, mais uma capacitação voltada para o fortalecimento da agricultura familiar, desta vez, em Paraíso do Tocantins, no auditório do Centro de Convivência dos Idosos. O evento reuniu centenas de produtores rurais e técnicos.
A capacitação tem como objetivo promover a produção sustentável e aumentar a produtividade entre os pequenos agricultores. O evento é uma realização conjunta do Ruraltins, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e diversos parceiros, como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Prefeitura de Paraíso. A ação integra o Convênio Agro + Produtor RuralOportunidade(SICONV nº 839847/2016).
O coordenador do convênio, Hélio de Souza, zootecnista do Ruraltins, destacou a relevância da capacitação para o desenvolvimento rural. “O convênioOportunidadeé um projeto que busca fortalecer a agricultura familiar, disponibilizando recursos para capacitação de técnicos e produtores. Temos eventos em nível estadual, regional e local, e este, em particular, abrange três regionais: Miracema, Porto Nacional e Paraíso, sendo um marco para o centro do estado", explicou Hélio.
Ele também destacou o papel do associativismo e cooperativismo na evolução das pequenas organizações de produtores. "Essas capacitações têm sido essenciais para que produtores se organizem, evoluindo de pequenas associações para cooperativas mais robustas, buscando melhorar a gestão e aumentar a produtividade", acrescentou.
O presidente do Ruraltins, Flavio Terence, também participou do evento e destacou a importância da união de esforços para o desenvolvimento rural. “Esta capacitação é uma oportunidade de reforçar o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e inclusivo da agricultura familiar. Por meio do convênioOportunidadee do trabalho conjunto com nossos parceiros, estamos fortalecendo as bases para uma agricultura mais produtiva e sustentável, trazendo mais qualidade de vida para os agricultores e suas famílias", afirmou.
Ele ressaltou ainda que as ações do convênio não terminam com o seu encerramento, previsto para o final deste ano. "Mesmo após o término do convênio, o Ruraltins continuará oferecendo suporte técnico aos produtores, garantindo a continuidade das ações e o desenvolvimento das cadeias produtivas prioritárias, como mandioca, mel, leite, bovinos, frutas e aves", completou.
Importância do associativismo e cooperativismo
A programação incluiu palestras de especialistas sobre associativismo; cadeias produtivas; monitoramento econômico para a agricultura; cooperativismo rural, com apoio do Sebrae; compra da agricultura familiar com Doação Simultânea (CDS), em parceria com a CONAB; além dos benefícios econômicos do cooperativismo, ministrado pela OCB.
O superintendente de Agricultura de Dois Irmãos, Reginaldo Abreu, que também participou do evento, ressaltou o impacto positivo que essa capacitação pode trazer para o município. “Nós temos projetos de avicultura e piscicultura, e esse treinamento é importante para que nossos produtores entendam a importância do cooperativismo. Ao cooperarem, eles conseguem comercializar em maior escala, aumentando o lucro e saindo da venda porta a porta", reconheceu Abreu.
Ele também falou sobre a experiência de trazer beneficiários do programa de avicultura para o evento. "Trouxemos nossos produtores para que eles vejam de perto a importância de unir forças. O cooperativismo é a chave para sairmos do individualismo e alcançarmos mercados maiores", completou.
Próximos eventos
De acordo com o coordenador do Ruraltins, Hélio de Souza, a capacitação realizada em Paraíso do Tocantins é parte de um cronograma maior. "Após este evento regional, realizaremos capacitações nas regiões sul e norte do Estado, com o objetivo de atender a todos os produtores contemplados pelo convênio", explicou.
O próximo evento está previsto para novembro, na região sul, abrangendo as regionais de Gurupi e Taguatinga, com um seminário final planejado para a região norte, envolvendo as regionais de Araguatins, Araguaína e Colinas.
Mín. 23° Máx. 37°