O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participa nesta terça-feira, 24, da 6ª edição doInternational Fish Congress(IFC), que ocorre até a quinta-feira, 26, em Foz do Iguaçu/PR. A piscicultura tocantinense tem grande importância no contexto nacional e, em 2022, foram transportados para outros estados 148.075,7 milheiros de peixes produzidos no Tocantins, desse total, 99,6% foi destinado à engorda. Entre os principais destinos está o estado de São Paulo, seguido de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Participam do evento o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu; e o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (Pesaa), Elias Mendes. “Discutir a sanidade e a biosseguridade, dentre outros temas, é de grande relevância, uma vez que a sanidade é um grande desafio mundial. O Tocantins tem grande potencial, por isso estamos buscando soluções para garantir o desenvolvimento da produção e a segurança alimentar. O Governo do Tocantins está atento à evolução e à inovação para levar conhecimento e discutir melhorias para o setor”, pontuou o vice-presidente Lenito Abreu.
Entre os principais temas abordados no evento estão a economia azul e o desenvolvimento sustentável da produção de pescado para atender à crescente demanda e preservar o meio ambiente; exportações de pescado: evolução, desafios e estratégias para consolidação das exportações brasileiras; Aquicultura 4.0 - a revolução tecnológica que está transformando a produção aquícola e mudando a forma de trabalho no campo; sanidade e biossegurança – enfermidades emergentes e estratégias de controle.
A programação conta, ainda, com sete eventos simultâneos, dezenas de palestras de especialistas nacionais e internacionais, trabalhos científicos, mostra de tecnologia, debates com as principais empresas do setor, entre outros.
O evento tem como público-alvo empresários, aquicultores, armadores de pesca, agentes do mercado (varejo efood service), prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião.
Mín. 23° Máx. 39°