Os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs), implantados no Estado, por meio da Diretoria de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), desempenham um papel crucial na promoção de uma segurança mais participativa, transparente e eficaz. Eles são espaços onde a comunidade e representantes das forças de segurança se reúnem para discutir questões de segurança e buscar soluções coletivas para os problemas que afetam a vida dos cidadãos.
É também através dessas estruturas organizadas que é possível, por meio de parcerias, conseguir recursos que podem ser aplicados na melhoria dos conselhos e em projetos de segurança pública. Foi o que ocorreu neste mês com o Conseg de Tocantinópolis, que recebeu o montante de R$ 7.711,19 através de parceria com o Poder Judiciário, por meio da 1º Vara Criminal da Comarca de Tocantinópolis.
O presidente do Conseg, Raimundo Soares da Silva, subtenente da reserva remunerada da Polícia Militar, explica que os recursos foram conseguidos, especificamente, através da Central de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) de Tocantinópolis, e foram investidos na compra de um notebook portátil, uma bolsa para notebook, uma impressora e um projetor portátil que farão parte do patrimônio do Conseg e serão utilizados nas atividades do conselho. “A atuação do Conseg de Tocantinópolis está entre os melhores do Estado, sendo referência e base para instalação e aprimoramento de outros conselhos. Também apoiamos e somos parceiros das forças de segurança e agradecemos a todos os órgãos pela parceria à SSP/TO, ao Ministério Público, ao Judiciário e a todos que compõem o Conseg”, destacou o presidente.
O diretor de Polícia Comunitária da SSP/TO, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, ressaltou a satisfação em ver Consegs bem estruturados e colhendo frutos tão importantes. “Os Conselhos de Segurança são essenciais não apenas para a organização e a efetividade das políticas públicas de segurança, mas também para a captação e a correta aplicação de recursos de órgãos parceiros, contribuindo para uma segurança pública mais eficiente. Parabenizamos o Conseg de Tocantinópolis e todos os outros que têm feito um ótimo trabalho no Estado”, destacou.
Como implantar um Conseg?
O diretor de Polícia Comunitária explica que para iniciar o processo de implantação de um Conseg, a comunidade de um município ou bairro deverá enviar ofício à SSP/TO com a solicitação. “Depois a Diretoria de Polícia Comunitária promoverá uma reunião comunitária para esclarecer sobre o papel do conselho, bem como promoverá a realização do Curso de Agente Comunitário de Segurança (Cacs), voltado à comunidade, para que os participantes estejam aptos a compor a diretoria do Conselho. Em seguida, serão agendadas as datas para eleição e posse da Diretoria, para o exercício de mandato de 2 anos”, informou.
Os interessados também poderão realizar contato direto com a Diretoria de Polícia Comunitária, através do número (63) 3218-1339.
Mín. 24° Máx. 41°