Josy Donato/Ascom Secretaria de Saúde de Gurupi
Fotos: Lino Vargas
Mais do que melhorar a visão, o projeto Vem Ver Gurupi está devolvendo qualidade de vida para inúmeros gurupienses que precisavam de cirurgia de catarata e/ou pterígio. Realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o programa, que finalizou nessa sexta-feira, 28, a sua terceira etapa, vem mudando a vida da população. O projeto teve início no último domingo, 23, e ao todo realizou 816 consultas e 562 cirurgias.
“Estou enxergando até o que não devo”, brincou o vigia Antônio José Xavier da Silva, e acrescentou: “eu não estava enxergando quase nada do olho direito, fiz a cirurgia na primeira etapa do projeto e agora voltei para fazer do olho esquerdo. Estou muito feliz com esse projeto que veio para beneficiar quem não tem condição de pagar particular”, concluiu.
“Eu achei esse projeto muito bonito, tem ajudado muita gente e eu estou feliz de estar aqui porque sei que vou sair enxergando bem melhor”, disse a aposentada Francisca Virgínia da Conceição Oliveira, 72.
A prefeita Josi Nunes agradeceu a toda a equipe da Secretaria de Saúde que está fazendo o programa acontecer. “É uma equipe grande de servidores envolvidos e eu fico muito honrada e agradecida em testemunhar mais uma etapa finalizando com sucesso e saber que ainda teremos muito mais, pois conseguimos mais recursos para dar continuidade”, afirmou.
“É um projeto que nos traz muita emoção, que nos deixa felizes de poder entregar tudo isso para a população. É um serviço que nossa comunidade merece. Sabemos que não estamos fazendo mais do que nossa obrigação, mas também sabemos do longo caminho em busca de recursos até chegar onde estamos e é por isso que é gratificante para nós”, ressaltou a secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes.
Sobre o Projeto
O Vem Ver Gurupi teve a sua primeira etapa no mês de novembro, quando realizou quase 300 atendimentos. Já na segunda etapa foram realizados mais de 850 atendimentos, sendo 655 procedimentos cirúrgicos, totalizando mais de 2500 pessoas atendidas nas 3 etapas, com os atendimentos deste mês de junho. A previsão é que, a partir de agosto, o programa ocorra mensalmente.
O programa atende pessoas que estão na fila de espera por um procedimento ocular e também realiza exames. Aqueles que precisam de uma cirurgia de catarata ou pterígio devem procurar sua Unidade de Saúde, realizar uma consulta, e, se encaminhados, aguardar os trâmites da regulação. Serão atendidos em uma das próximas etapas.