Um bebê de apenas 25 dias foi salvo por policiais militares após se engasgar durante a amamentação, na madrugada dessa terça (30), no bairro Vila Ipiranga, em Imperatriz.
De acordo com a corporação, quando o bebê se engasgou, a mãe ligou desesperada para a central da PM. Rapidamente, a guarnição do Bairro Vila Lobão se deslocou ao local e conseguiu realizar os primeiros socorros, salvando o bebê que antes estava desfalecido.
“Nós levamos menos de cinco minutos para chegar ao local. O bebê se encontrava de olhos fechados e mole, tipo desfalecido, e a mãe em estado de pânico. Eu pedi a criança pra ela e comecei a fazer a manobra de primeiros socorros. Nos primeiros quarenta segundos a criança começou a reagir, a expelir o que tava engasgando. Quando eu a levantei e fiz novamente o procedimento a criança reagiu e começou a chorar”, disse o 3º Sargento Isaías Sousa, lotado no 14º BPM, que estava acompanhado do Soldado Antônio Sousa.
Como aplicar Manobra de Heimlich em bebês menores de um ano
- Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
- Colocar o bebê sobre a perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater nas costas.
- São batidas vigorosas para que se consiga realmente empurrar o corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
- Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
- Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
- Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faça novamente a manobra.