Terça, 13 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

Polícia Federal cumpre mandados em operação contra vazamentos de decisões judiciais no Tocantins

Entre os alvos da investigação estão um procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins

18/03/2025 às 09h38
Por: Antonio reis
Compartilhe:
Polícia Federal cumpre mandados em operação contra vazamentos de decisões judiciais no Tocantins

Mandados estão sendo cumpridos na sede do Ministério Público do Tocantins, em Palmas, e em outros endereços. Decisão é assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin.

Uma operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta terça-feira (18) apura um esquema de vazamentos de decisões judiciais. Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e quatro ordens de busca e apreensão. Este é um desdobramento da Operação Sisamnes que investiga crimes de obstrução de justiça, violação do sigilo funcional, corrupção ativa e passiva.

Entre os alvos da investigação estão um procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), e um advogado que atua como assessor jurídico no gabinete deste procurador. Mandados estão sendo cumpridos na sede do órgão, em Palmas, e nos endereços dos investigados.

MPTO informou, em nota, que não teve acesso à decisão que autorizou operação em desfavor de um procurador de Justiça e de um assessor, por isso não irá se manifestar neste momento.

A decisão é assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin. Conforme apurado pela TV Anhanguera, a operação investiga a suposta participação de advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados no suposto esquema.

 Além dos mandados, foram expedidas medidas de afastamento das funções públicas, proibição de contato e saída do país, e recolhimento de passaportes.

Segundo a PF, foi identificada uma rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas sobre o andamento de investigações sensíveis supervisionadas pelo Supremo Tribunal de Justiça. O vazamento das informações acabava frustrando o andamento de operações policiais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários