Terça, 03 de Dezembro de 2024
22°C 33°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

REGIONALIZANDO AÇÕES, SANTA RITA DO SAPUCAÍ REALIZA SEMINÁRIO SOCIOEMOCIONAL E CONVIDA GESTORES VIZINHOS

REGIONALIZANDO AÇÕES, SANTA RITA DO SAPUCAÍ REALIZA SEMINÁRIO SOCIOEMOCIONAL E CONVIDA GESTORES VIZINHOS

Antonio reis
Por: Antonio reis
02/06/2023 às 21h16 Atualizada em 03/06/2023 às 00h16
REGIONALIZANDO AÇÕES, SANTA RITA DO SAPUCAÍ REALIZA SEMINÁRIO SOCIOEMOCIONAL E CONVIDA GESTORES VIZINHOS
Foto: Reprodução

A cidade do sul mineiro, que vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos ações e projetos que visam a “felicidade coletiva”, realizará entre os dias 5 e 7 de junho mais uma etapa do programa de formação socioemocional que já desenvolve desde 2019. Nesta etapa, o foco é qualificar para uso de conteúdos didáticos socioemocionais já adquiridos, e formar profissionais para lidarem com problemas biopsicossociais que possam gerar atos de violência nas escolas.

Acontece no dia 5 de junho de 2023, a partir das 19 horas no teatro do INATEL, em Santa Rita do Sapucaí-MG, a abertura do evento “Ser e Conviver, uma Escola que cuida”. A formação, que contará com a capacitação de 280 profissionais da rede municipal de ensino, especificamente gestores, coordenadores, orientadores, psicólogos, assistentes sociais, regentes e professores, contará também com a participação de representantes das prefeituras municipais das cidades da região.

A ideia da formação, que nasceu do programa “Recriar Vidas”, realizado no ano de 2019, é promover oficinas de formação com os participantes para compreenderem melhor os problemas biopsicossociais e pedagógicos que desafiam as escolas públicas, especialmente com os problemas enfrentados pós pandemia e com o agravamento de episódios de violência no ambiente escolar.

Na programação, que contará com especialistas das áreas de educação e psicologia, estão previstas 30 horas de capacitação, com a abordagem sobre os temas “práticas pedagógicas de acordo com as competências socioemocionais na BNCC” e “fatores biopsicossociais que afetam o rendimento e o ambiente escolar”. Também ocorrerão palestras, na abertura do evento, de apresentação da coleção didática de educação socioemocional “Ser e Conviver” e do autor Ricardo Ribeirinha, com o tema “Emoções transformadoras e uma trajetória de vida”.

De acordo com o Prefeito Municipal, Professor Wander Chaves, a ideia com a formação é melhor a integração entre os profissionais da rede municipal, municia-los de informações e ferramentas pedagógicas para lidarem melhor com fatores sensíveis, tais como ansiedade, depressão, bullying, dentre outros problemas que podem gerar episódios de violência. “É uma formação importante para Santa Rita do Sapucaí, e considero importante também para toda região, por isso estamos convidando os gestores das cidades próximas. Estamos fazendo nossa parte para promover a felicidade em nossa cidade, deste a primeira infância até os adultos, passando especialmente por aqueles que cuidam da formação da nossa sociedade nas escolas, que são gestores, professores e profissionais da educação municipal. Reforço o convite para que todos participem desta importante ação regional, visando reduzir os riscos no ambiente escolar e promovendo melhoria do rendimento e qualidade de vida dos alunos, pais e rede municipal”, afirmou o gestor municipal.

O evento terá sua abertura realizada às 19 horas no teatro INATEL e a programação irá até o dia 7 de junho, quarta-feira no mesmo local, prevendo atender na abertura 400 pessoas e ao final da formação, 280 profissionais certificados.

   
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários