A Prefeitura de Palmas confirmou três casos de pacientes com varíola dos macacos, doença transmitida pelo vírus Monkeypox. A informação foi divulgada na noite desta terça-feira (30). Com as três novas confirmações, o Tocantins soma seis pacientes com a doença em quatro municípios.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os pacientes são uma menina, de 2 anos; uma adolescente, de 12 anos; e um homem de 28 anos, que não mora na capital, mas fez o exame em uma nas unidades de Palmas. O homem e criança seguem em isolamento e a adolescente foi liberada.
Também nesta terça-feira (30), Araguaína confirmou que um paciente também contraiu a doença. A Secretaria da Saúde do Município disse que ele segue em isolamento domiciliar. Trata-se de um homem de 33 anos com histórico de viagem para o Distrito Federal.
O primeiro caso foi confirmado no dia 25 de julho deste ano, de um morador do município de Nazaré. O segundo é de um paciente de Paraíso do Tocantins, divulgado na segunda-feira (29). A Secretaria Estadual de Saúde disse que o paciente já recebeu alta após passar pelo período de isolamento.
De acordo com a Semus de Palmas, até esta terça-feira (30) a cidade tem 23 casos suspeitos. Todos são acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.
Com as confirmações, a Semus orienta que a população redobre os cuidados para evitar a doença. As principais medidas para evitar a contaminação é a limpeza constante das mãos e o uso de máscara, principalmente para o público mais vulnerável, como população imunossuprimida, gestantes, crianças e pessoas com comorbidade.
Em caso de suspeita da doença, o cidadão deve procurar uma das Unidades de Saúde da Família (USF) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital.
No estado, em levantamento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) da SES, feito até sábado (27) são 40 casos suspeitos da doença em nove municípios.
Mín. 21° Máx. 31°