
Com mais de 50 ações previstas nos próximos meses, o Projeto Escola de Formação em Cuidados Sociais – ESCUDOS, em parceria com o Ministério da Cidadania, percorrerá as cidades de Aliança, Crixás, Paranã, Jaú do Tocantins, São Salvador e Palmeirópolis. Nas dezenas de ações que serão realizadas, pretende-se atingir 4 mil pessoas de zonas urbanas e rural em toda região.
O conjunto de atividades educacionais, só serão possíveis de serem realizadas, tendo em vista a disposição dos recursos oriundos da parceria com a SENAPRED, que por meio de chamamento público e emendas dos parlamentares federais Professora Dorinha, Eli Borges e Dulce Miranda.
Dentre as atividades, estão previstas palestras para profissionais das redes de educação e assistência, alunos das redes públicas tanto municipal quanto estadual, realização de atendimento de pessoas em alta situação de risco e vulnerabilidade, aulas com especialistas sobre o tema com atuação nacional, oficinas, vídeo-aulas e pesquisas, tanto territoriais estatísticas, quanto científicas. O foco das atividades prevê a formação de redes locais de proteção social para toda comunidade, especialmente crianças e adolescentes.
O lançamento das ações, ocorrerá no próximo dia 30 de junho na cidade de Palmeirópolis, e deverá contar com a participação de caravanas das cidades de toda região. Na programação, além de palestras, está prevista a participação do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, além do Ministro de Estado da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento e, ainda, de representantes da Federação das Comunidades Terapêuticas, e de autoridades como parlamentares, representantes dos organismos de controle, sociedade civil, entre outros.
Sobre o Programa ESCUDOS
A Escola de Formação em Cuidados Sociais – ESCUDOS, é um programa do Instituto Recriar Vidas que visa, por meio de seminários, formações, oficinas, workshops, palestras, rodas de conversa e outras ações, formar redes de proteção social com um novo foco sobre o risco de consumo de substâncias psicoativas, levando em consideração os fatores que levam ao uso. Foram firmadas parcerias com a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED, junto ao Instituto Recriar Vidas, para subsidiar o desenvolvimento das ações no Tocantins. A parceria também conta com a participação da United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, órgão das Nações Unidas – ONU na américa latina.
Mín. 21° Máx. 30°





