Terça, 13 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

Instituto Recriar Vidas e SEMED Palmas promovem ações do escudos

Instituto Recriar Vidas e SEMED Palmas promovem ações do escudos

15/03/2022 às 17h11 Atualizada em 15/03/2022 às 20h11
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Finalizando as ações do programa ESCUDOS em Palmas, por meio de parceria do Instituto Recriar Vidas, Prefeitura Municipal de Palmas, Deputada Federal Professora Dorinha e Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas – SENAPRED, serão realizadas a partir desta terça-feira dia 15 de março de 2022, várias ações nas escolas municipais da capital. A programação faz parte da Escola de Formação em Cuidados Sociais, que já vem sendo desenvolvido desde 2020 na cidade de Palmas, entrando na etapa final de realização. Entre os dias 15 a 18 de março, serão realizadas mais 10 palestras, que serão ministradas pelo professor e especialista Milton Jairo Soares Bogado, com os temas relacionados aos fatores biopsicossociais, aspectos de vulnerabilidade que podem oferecer o risco do consumo de substâncias psicoativas, e ainda ações de motivação. O público alvo das palestras serão alunos do 7º ao 9º ano e professores.

Também faz parte da programação neste mês de março, no dia 26, uma jornada de oficinas e palestra master, com a Pesquisadora do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas, Dra. Maria de Fátima Rato Padim. A profissional é Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria Especialista em Dependência Química da UNIFESP, sendo uma das maiores autoridades do assunto no país. No mesmo dia, serão realizadas diversas oficinas sobre as competências socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, como fonte de ações para mitigação do risco social de crianças e adolescentes das escolas públicas. Também será realizada oficina de geração de projetos permanentes de prevenção ao uso de drogas nas escolas, baseada nas informações oferecidas durante todo o curso.

Finalizando as ações, será realizado entre os meses de março de abril, um trabalho inédito de formação e instrumentalização biopsicossocial, e atendimento psicológico de gestores de unidades escolares com menor avaliação no IDEB. A responsável pela ação será a psicológa e mestre Michele Salles Zukowski. A ação prevê encontros com os gestores escolares, e mais de 60 horas de atendimento direcionado, abordando questões como autocuidado, consumo de drogas, desenvolvimento pessoal, motivação e saúde emocional. A intenção do trabalho é gerar uma avaliação diagnóstica da saúde emocional destes gestores, e propor ações permanentes de melhoria do desempenho destes profissionais.

As ações tem previsão de conclusão no final do mês de abril, quando deverão ser entregues os certificados aos participantes, contando com a parceria da UNODC – Unites Office of Drugs and Crimes da Organização das Nações Unidas – ONU, em evento que deverá contar com a presença de representantes da Prefeitura de Palmas, da parceira do Programa Deputada Professora Dorinha, e do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior. Na parceria já foram realizadas oficinas, mais de 30 palestras, inclusive com profissionais renomados como o Professor e Psicólogo Léo Fraiman e entregue conteúdos de abordagem sobre as competências socioemocionais para orientação de profissionais e alunos do 5º ano do ensino fundamental.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários