
O Tocantins deve começar a aplicar as vacinas da CoronaVac em crianças e adolescentes a partir dos próximos dias. Nesta terça-feira (25) o estado vai receber um carregamento com 34.680 doses de imunizantes para uso pediátrico, sendo 15.400 vacinas da Pfizer e 19.280 da Coronavac.
O imunizante CoronaVac, desenvolvido laboratório chinês Sinovac e produzido pelo Instituto Butantan, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o público a partir de 6 anos na semana passada, com veto para uso em pessoas com baixa imunidade (os imunossuprimidos). Este será o primeiro lote da vacina destinado para crianças a ser recebido no estado.
No caso CoronaVac a vacina é a mesma já aplicada na população em geral. A Pfizer, por outro lado, é aplicada nas crianças de 5 a 11 anos e tem uma formulação diferente da dos adultos.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Ministério da Saúde (MS) autorizou os estados a usarem os estoques existentes da CoronaVac para vacinação das crianças de 6 a 17 anos.
As doses para uso pediátrico chegam ao aeroporto de Palmas na tarde desta terça-feira (25) e serão enviadas para a central de distribuição. Nesta quarta-feira (26) também estão previstas mais 14.040 doses da vacina da Pfizer para o público adulto.
"Estamos recebendo muitas doses de vacinas contra a Covid-19, porém é necessário que a população faça sua parte e procure as unidades básicas de saúde para se imunizar", convocou a gerente de imunização, Diandra Sena.
Até esta terça-feira (25) o Tocantins recebeu 2.802.665 doses de vacinas contra a Covid-19, destas, 2.102.330 doses foram aplicadas. Apesar disto, apenas 54.40% da população tocantinense está totalmente imunizada contra a Covid-19.
A vacinação de crianças, com o imunizante da Pfizer, começou na semana passada para o público de 5 a 11 anos. Em Palmas as doses estão disponíveis para todas as crianças desta faixa etária, independente de possuírem comorbidades.
Mín. 21° Máx. 30°





