Terça, 13 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

Recriar Vidas retorna ao sul do Tocantins para ações em Figueirópolis

Recriar Vidas retorna ao sul do Tocantins para ações em Figueirópolis

22/12/2021 às 11h17 Atualizada em 22/12/2021 às 14h17
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira, 21 de dezembro, a partir das 16 horas, na Câmara Municipal da cidade, foram iniciadas as ações do Projeto Recriar Vidas em Figueirópolis. O evento contou com a presença da Prefeita Jakeline Pereira, acompanhada da Secretária Municipal de Educação, Arlete de Jesus Barros. Também estavam presentes as vereadoras Maria Rosa e Herica Meneses e os vereadores Sanderley Ramos, Mabil Moreira, Arnor Parrião, Silvani Gonçalves e o Presidente da Casa Professor Elias Teixeira. Compareceram diretores de escola, professores, asisstentes sociais, profissionais das escolas estaduais, equipe do conselho tutelar e membros da sociedade civil.

As ações atenderão nesta primeira etapa, 130 profissionais das áreas de educação, assistência, saúde, conselheiros tutelares, professores das escolas estaduais, além de membros dos órgãos de controle e sociedade civil organizada. Assim como nos demais municípios, o projeto prevê a instrumentalização pedagógica, psicológica e a oficina de geração de projetos permanentes. Também serão entregues os kit´s “Viver de Cara Limpa Uma Escolha”. No evento realizado nesta terça, foi realizada a apresentação geral do Projeto, com alinhamento das ações que estão sendo realizadas. Também foi realizada a palestra máster do o CEO da Recriar, autor e personagem do Viver de Cara Limpa, que novamente provocou emoção na platéia ao contar sua trajetória de vida. “Sempre é muito emocionante estar próximo das pessoas e poder compartilhar minha história. Cada vez que conto ela é diferente. Vejo no olhar das pessoas a identificação com momentos que passei na minha vida e acima de tudo, vejo o pedido de ajuda das pessoas. Por mais amor na sociedade, menos adoecimento psicológico, por mais qualidade de vida e alegria em viver. Viemos para ajudar e vamos contribuir da melhor forma que pudermos, com a qualidade e carinho que estamos fazendo no Tocantins e em todo o Brasil", afirmou Ribeirinha.

Para a Prefeita Jakeline, Figueirópolis também dá o exemplo de investimento em pessoas ao invés de priorizar apenas obras, considerando o projeto importante para prevenir e ajudar as pessoas em um dos graves problemas enfrentados na cidade: alto consumo de álcool e a violência. “Estamos muito felizes em realizar esse projeto na nossa cidade. Também fico feliz em ver que o projeto está sendo apoiado pelo Governo Federal. Mostra que estamos investindo o recurso do povo em algo importante também. Estou aqui com a Secretária da Educação, ouvindo as pessoas e percebo que tomei uma decisão acertada ao contratar o projeto para os profissionais das diversas áreas de atuação social e educacional da cidade”, afirmou a prefeita.

Expansão nacional e parcerias O Recriar Vidas é um programa que nasceu no Tocantins mas encontra-se em expansão para diversos outros estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará, tendo como objetivo a aquisição de livros de prevenção de uso de drogas, e de capacitação por meio de estudo de caso real de profissionais das áreas de educação, assistência, saúde e segurança, dividido em etapas, sendo instrumentalização pedagógica, psicológica e métrica dos profissionais, garantindo a formação de uma rede de proteção social na cidade, especialmente quanto a avaliação do risco e grau de consumo de substâncias psicoativas, bem como ações de redução dos fatores de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Atualmente o Projeto é reconhecido pela United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas no Brasil, pela SENAPRED do Governo Federal, e por diversas outras cidades e instituições que já receberam o Programa. Recentemente o Governo Federal anunciou que deverá adotar o programa como a principal ação de cuidado e prevenção as drogas em todo o Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários