Quarta, 14 de Janeiro de 2026
21°C 29°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

Tocantins tem mais de 115 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra Covid atrasada

Tocantins tem mais de 115 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra Covid atrasada

29/10/2021 às 11h55 Atualizada em 29/10/2021 às 14h55
Por:
Compartilhe:
Doses da Pfizer devem chegar ao Tocantins — Foto: Divulgação/Mariana Ferreira
Doses da Pfizer devem chegar ao Tocantins — Foto: Divulgação/Mariana Ferreira

O Tocantins tem mais de 115 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), esse público não retornou para completar o esquema vacinal. Nesta quinta-feira (28) o estado recebeu um novo carregamento com 46.680 doses de imunizantes.

Em setembro o Tocantins chegou a registrar falta de doses da AstraZeneca, mas desde então foram recebidas novas remessas e não há mais reclamações de falta de vacina. Por outro lado, muitos municípios têm registrado a baixa procura pela D2.

Com isso os gestores têm procurado alternativas para ampliar o percentual de imunizados, com vacinação itinerante. Em Araguaína até um micro-ônibus está sendo utilizado para levar as doses aos moradores. Em Palmas, a vacina estará disponível até no Festival Gastronômico que começa nesta quinta-feira (28).

Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), são 115.824 pessoas com a segunda dose atrasada:

  • Pfizer - 22.738 pessoas;
  • AstraZeneca - 64.383 pessoas;
  • CoronaVac - 28.703 pessoas;
 

“Já entramos em contato com todos os gestores municipais para reforçar a necessidade da aplicação da D2. Além disso, estamos em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde - Cosems - buscando soluções para ampliar o público imunizado no Estado, porém todos devem ser responsáveis. A imunização é a forma de proteção de uma população inteira”, reforçou a superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Perciliana Bezerra.

Nova remessa

Nesta quinta-feira (28) o Tocantins recebeu mais 46.680 doses de imunizantes contra a Covid-19. No total serão entregues pelo Ministério da Saúde (MS) 4.680 vacinas da Pfizer e 42.000 da AstraZeneca.

Os imunizantes vão chegar no aeroporto de Palmas e depois serão levados para a gerência de imunização no Laboratório Central de Saúde Pública. As doses serão destinadas ao fechamento de ciclo de imunização (D2). O Tocantins já aplicou 1.715.924 doses de vacinas contra a Covid-19 e atualmente tem 41,66% da população totalmente imunizada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários