Quarta, 14 de Janeiro de 2026
21°C 29°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

Nossa Energia: troca de 17 mil lâmpadas ajuda comunidades carentes no uso eficiente de eletricidade

Nossa Energia: troca de 17 mil lâmpadas ajuda comunidades carentes no uso eficiente de eletricidade

31/08/2021 às 09h17 Atualizada em 31/08/2021 às 12h17
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A partir desta terça-feira, 31/08, os moradores de Axixá do Tocantins e Sampaio receberão a visita dos colaboradores da Energisa que atuam no projeto Nossa Energia. De casa em casa, seguindo os protocolos de segurança e higiene sanitária, os profissionais atenderão moradores de baixa renda com a prestação de serviços e informações, gratuitamente.

Depois de atender mais de 3 mil famílias em Araguaína, o projeto segue viagem pelo Tocantins. Por lá, foram realizados 546 cadastros no programa Tarifa Social, que atende famílias carentes com descontos na fatura de energia, e a troca de 3.255 lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED.

Essa ação faz parte da programação do projeto Caminhão Nossa Energia, que percorre o estado com ações voltadas para a promoção da consciência e mudança de hábitos que combatem o desperdício. “Por conta da pandemia, pausamos as atividades educacionais e culturais, mas continuamos com a substituição de lâmpadas”, explica o analista de eficiência energética, Domingos Pinto Costa Júnior.

Até o momento, o caminhão já passou por Porto Alegre do Tocantins, Ipueiras, Almas, Lajeado, Silvanópolis, Tocantínia, Porto Nacional, Buriti do Tocantins, Fátima, Augustinópolis, Gurupi, Sítio Novo, Colinas, Arraias, Goianorte, Chapada da Natividade, Aparecida do Rio Negro, Couto Magalhães, Pindorama, Juarina, Ponte Alta do Tocantins e Araguaína.

“A previsão é que nosso caminhão visite, ainda, Luzimangues (Porto Nacional), Luzinópolis, Colinas e Mateiros até meados de setembro”, informa Domingos.

Como funciona o Nossa Energia? 

O Nossa Energia faz parte do programa de eficiência energética da Energisa Tocantins, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e é desenvolvido para as comunidades de baixa renda. Em razão da pandemia de Covid-19, algumas ações do projeto estão suspensas. As atividades que continuam em funcionamento, como a troca de lâmpadas, são feitas de casa em casa pelos colaboradores da Energisa, respeitando os protocolos de segurança no combate ao Coronavírus. As lâmpadas fluorescentes e incandescentes são substituídas pelas de LED.

Como descartar as lâmpadas 

As lâmpadas recolhidas pela Energisa são destinadas corretamente em centros de reciclagem. Ao todo, foram descartadas 5.447 incandescentes e 11.816 fluorescentes por meio do projeto, durante 2021, totalizando 17.263 lâmpadas até o momento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários