Quarta, 14 de Janeiro de 2026
21°C 29°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

Hospital corre risco de suspender cirurgias cardíacas por falta de bolsas de sangue no Tocantins

Hospital corre risco de suspender cirurgias cardíacas por falta de bolsas de sangue no Tocantins

19/07/2021 às 09h42 Atualizada em 19/07/2021 às 12h42
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A administração do Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado, no norte do Tocantins, lançou um alerta sobre a situação crítica dos estoques de bolsas de sangue. A unidade corre o risco de ter que desmarcar cirurgias cardíacas em crianças, marcadas para o período entre a próxima a quarta-feira (21) e o sábado (24), por causa da falta de doações.

Segundo a direção da unidade, há seis crianças que estão aguardando os procedimentos na unidade. Se a situação não mudar, mesmo eventuais cirurgias de emergência teriam que ser transferidas para outros hospitais por causa do desabastecimento.

O alerta veio acompanhado de um pedido de ajuda, para que a comunidade faça doações assim que for possível. Pode doar sangue todo o morador entre os 16 e os 69 anos, desde que esteja saudável e não tenha sido submetido a cirurgias ou procedimentos invasivos recentes.

Quem teve Covid-19 precisa aguardar o prazo de 30 dias para fazer a doação. Em caso de contato com pacientes com a doença, o prazo a ser aguardado é de 14 dias. Para quem foi vacinado contra a doença, é necessário aguardar no mínimo sete dias. Todos os tipos de sangue estão com estoquem críticos e são aceitos.

Para doar, o morador deve procurar o Hemocentro Regional de Araguaína, na Rua Treze De Maio, 1336, Setor Central. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

O Hospital é referência no atendimento pediátrico no norte do estado e recebe crianças de cidades próximas. A unidade tem 61 leitos, distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI. A estrutura é custeada pela Prefeitura de Araguaína e gerenciada pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac). Há previsão de mudança para uma nova sede após o fim da pandemia, o prédio novo é utilizado no momento como Hospital Municipal de Campanha da cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários