
No próximo sábado (03) das 08h30 às 12h30, será realizado o Encontro Maranhense do Pacto Educativo Global no Brasil, com o tema, “POR UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E EMANCIPADORA”. O evento que será realizado de forma virtual, terá transmissão ao vivo no canal da Universidade Federal do Maranhão, Youtube.
O Encontro Maranhense é coordenado pela Maria da Conceição Silveira é integrante do Movimento de Cursilhos da Cristandade e representante das Pastorais Sociais da Diocese de Imperatriz; Professora Herli de Sousa Carvalho, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Presidenta do Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN-NC) de Imperatriz; Eurami Reis da FETESPUSULMA; Mauro Carramilo Júnior pelo Fórum de Educação Ambiental; Prof. Roberto Mauro Gurgel do Conselho Estadual de Educação e Comissão de Justiça e Paz, Prof. Antonio de Pádua Pereira Silva da Unidade Regional de Imperatriz (UREI); Profa. Margarida dos Santos Chaves – UEMASUL e CEBI; Ivetilde Nascimento Delgado Mota – Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte. Além de uma comissão de pessoas do CCN, contamos com a parceria de outras instituições, entidades, órgãos, movimentos sociais, movimentos negro, associações, conselhos, fóruns, pastorais sociais, sindicatos, sociedade civil, poder público, dentre outras.
As inscrições para participar das atividades ficam abertas até sexta-feira, 02/07, a meia noite e podem ser realizadas através do link: https://www.even3.com.br/pegma2021/. A programação está dividida entre a Mística Musical, Palestras com a temática, Grupos de Trabalhos (GTs) que buscam contemplar as diversas possibilidades da Educação Humanizadora e Emancipatória.
O Pacto Educativo Global foi lançado no Vaticano no dia 15 de outubro de 2020, e é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade por meio de políticas educacionais e institucionais efetivas.
No Brasil, mais de 60 organizações nacionais compõem a Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG) buscando priorizar uma educação comprometida com a pedagogia inclusiva, atenta à vida real e essencialmente preocupada com a “casa comum”, que é o meio ambiente.
Mín. 21° Máx. 29°





