
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta segunda-feira, 1º dezembro, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o sócio-administrador da Frigotins Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., Lund Borges. A empresa concessionária é responsável por frigoríficos localizados em diferentes regiões do estado. O encontro reforçou o compromisso da gestão em acelerar a industrialização do Tocantins, fortalecer a cadeia de proteína animal e ampliar a geração de empregos no interior.
Durante a reunião, o governador Laurez destacou que uma das prioridades de sua administração é transformar o Tocantins em um estado que não apenas produz soja e milho, mas que também processa e exporta proteína animal, gerando valor agregado e desenvolvimento regional. “Uma das grandes preocupações do nosso governo é industrializar o Tocantins. Estamos com o empresário Lund, que possui a concessão de alguns frigoríficos do Estado e essa parceria é fundamental para darmos um passo decisivo nessa direção. O Estado iniciou a construção de sete frigoríficos. Três deles estão sendo concluídos em parceria com o Governo e serão preparados para o abate de bovinos. Os outros quatro frigoríficos serão concedidos a empresários interessados paraa implantação do abate de suínos. Nosso objetivo é claro: deixar de ser apenas exportador de soja e milho e passar a ser exportador de proteína animal. Queremos agregar valor, verticalizar a produção e gerar emprego e renda para a nossa gente. Estou muito feliz com esse avanço e com o trabalho realizado em prol do desenvolvimento do Tocantins”, afirmou.
O governador também ressaltou que o Tocantins possui grande potencial produtivo e que é o momento de seguir o caminho de estados como Santa Catarina e Paraná, que transformaram seus grãos em produtos processados, fortalecendo suas economias. Para isso, o Governo tem buscado intensificar parcerias com o setor privado, destravar obras paralisadas e criar condições para que a industrialização avance de forma consistente.
O sócio-administrador da Frigotins, Lund Borges, apresentou ao governador o plano de expansão das unidades concedidas e destacou o compromisso da empresa com a segurança alimentar, o combate ao abate clandestino e a interiorização da indústria. “Viemos apresentar ao Governo o projeto dos frigoríficos da Concessão Estadual, mostrar o tamanho da expansão, o cronograma de inauguração e reforçar essa parceria que temos construído com o Estado. Nossoa objetivos são ampliar o abate de bovinos, fortalecer a segurança alimentar e combater o abate clandestino no Tocantins”, explicou. Ele informou ainda que três unidades, localizadas em Novo Acordo, Wanderlândia e Ananás, estão prontas para serem inauguradas, com previsão de gerar aproximadamente 700 empregos diretos no interior.
Lund também solicitou ao governador apoio em relação aos incentivos fiscais, destacando que a política industrial é fundamental para viabilizar inclusive a exportação da carne produzida no estado. “O governador nos recebeu prontamente, com toda a sua equipe. Saio satisfeito com o compromisso e o interesse do Governo em apoiar a interiorização da indústria e fortalecer as PPPs do Estado”, afirmou.
Atendendo à demanda apresentada pela empresa e alinhado ao compromisso de promover maior justiça competitiva no ambiente de negócios, o governador encaminhou ao secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Amastha, a missão de viabilizar incentivos equalitários para grandes e pequenos empreendedores.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas, reforçou a determinação do Laurez ao explicar a necessidade dessa mudança. “Hoje, há uma diferença de incentivos em função do número de empregos gerados, e isso acaba diminuindo a competitividade dos pequenos em relação aos grandes, porque somente os grandes conseguem atingir um volume elevado de empregos. O governador foi claro: é preciso equalizar esses incentivos para que todos tenham acesso ao mesmo benefício, independentemente do porte da operação”, afirmou.
A concessão inclui sete unidades distribuídas nos municípios de Novo Acordo, Ponte Alta do Bom Jesus, Campos Lindos, Arapoema, Araguanã, Wanderlândia e Ananás. Com a retomada das obras e o novo direcionamento estratégico, o Governo do Tocantins reforça sua determinação em transformar o estado em um polo industrial competitivo, capaz de verticalizar sua produção, fortalecer as cadeias produtivas regionais, ampliar a geração de empregos e consolidar o Tocantins como referência nacional no processamento e exportação de proteína animal.
Também participou da reunião o secretário de Estado da Governadoria, Raul de Jesus Filho e Neto.
Mín. 22° Máx. 29°





