A presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), Bárbara Gomes, participou da 82ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), realizada em São Paulo, nessa terça, 12, e na quarta-feira, 13. O evento reuniu representantes de todo o país para discutir pautas estratégicas, celebrar conquistas e trocar experiências sobre a gestão previdenciária.
O Conaprev é um fórum nacional que reúne dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social(RPPS) para debater temas centrais da previdência pública. Atua ativamente na elaboração de propostas normativas, por meio de grupos de trabalho e comissões permanentes, acompanhando ações judiciais, temas jurídicos relevantes e normas de gestão atuarial.
Para a presidente do Igeprev-TO, a participação no encontro reforça o papel do Tocantins no cenário nacional da previdência. “Estar presente neste espaço de diálogo e troca de experiências fortalece nossa atuação e contribui para que possamos implementar soluções cada vez mais eficientes e seguras para nosso Instituto”, afirmou Bárbara Gomes.
O colegiado é formado por 43 RPPS com direito a voto, incluindo a União representada pelo Ministério da Previdência Social (MPS), todos os estados, o Distrito Federal, 12 capitais com maior número de segurados, a Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), a Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) e o próprio Ministério da Previdência Social, por meio da Secretaria de Regime Próprio e Complementar, responsável pela presidência.
Abertura e destaque para a PEC 66
Na abertura do evento, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância de manter um Ministério exclusivo para a área e comemorou a aprovação da PEC 66. A proposta prevê, entre outros pontos, um parcelamento especial e acordos entre estados, municípios e o Ministério para assegurar a regularidade previdenciária e garantir a manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP).
O ministro também reforçou a necessidade de aproximar a comunicação com os segurados. “Isso nada mais é do que usar uma linguagem simples, para que nossos segurados compreendam plenamente seus direitos”.
A cerimônia contou ainda com a presença do secretário-executivo adjunto do Ministério da Previdência Social, Osório Chalegre; do diretor dos RPPS do MPS e presidente do Conaprev, Allex Albert Rodrigues; da presidente da São Paulo Previdência, Marina Brito Battilani; do deputado federal e presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, Ruy Manuel Carneiro Barbosa de Aca Belchior; do secretário-executivo de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo, Leonardo Sultani; além de representantes da B3, associações e institutos de Previdência.
Mín. 21° Máx. 37°