Por: Heliana Oliveira- Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi
Na noite desta quarta-feira, 23, foi oficialmente aberta a Feira Gurupi+Tech, evento promovido pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Sebrae. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e reuniu autoridades, parceiros e a comunidade.
A prefeita Josi Nunes, presente no evento, destacou o papel central da Feira em unir ciência, pesquisa e tecnologia para a busca de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios atuais. “Aqui é o cenário ideal para essa troca de experiências e idéias que promovem o nosso desenvolvimento. Convido toda a comunidade para participar, serão três dias de muito conhecimento, e na sexta-feira vamos encerrar com o nosso Festival do Pequi, uma realização da UFT junto com a Prefeitura”, disse Josi Nunes.
A prefeita também ressaltou a importância da parceria entre o poder público, universidades, Sebrae, Sistema S e o Governo do Estado na promoção do conhecimento. “Essa união fomenta o avanço da ciência, da tecnologia e traz crescimento econômico e desenvolvimento social para nossa região”, completou.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Pereira, reforçou que a Gurupi+Tech já se consolidou como um espaço de troca de saberes e experiências. “Teremos três dias com uma programação rica em palestras, oficinas, workshops e muitas novidades para os visitantes”, afirmou. Talita também destacou a inclusão de crianças na programação, proporcionando desde cedo o contato com ciência e tecnologia.
Rogério Ramos, diretor do Sebrae, enfatizou a importância da parceria com a Prefeitura de Gurupi para a promoção da inovação. “Mais uma vez, Sebrae e Prefeitura se unem para criar um espaço em que ensino, poder público e empresários trabalham juntos pela inovação”, destacou. Ele também reforçou que os empresários precisam estar cada vez mais alinhados à tecnologia para garantir bons resultados no mercado.
A diretora da UFT, Niléia Cristina Silva, celebrou a realização do evento na universidade e a aliança com o Festival do Pequi. “Além de sediarmos o evento, contribuímos com a parte científica, com salas temáticas e palestrantes que atendem um público diversificado”, comentou.
O secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Antônio Souza, destacou a parceria do Governo do Tocantins, que investiu R$ 700 mil em apoio à estrutura do evento. “Acreditamos na importância da Gurupi+Tech para a promoção do conhecimento e do desenvolvimento na região”, afirmou.
O Evento
Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, a Gurupi+Tech segue até sexta-feira, 25, promovendo a inovação e tecnologia na Região Sul do Tocantins. O evento cria um ambiente propício para a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais da área de tecnologia e a comunidade.
Entre os apoiadores estão o Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Indústria e Comércio (SICS) e do Turismo (Setur), além de instituições de ensino como IFTO, UnirG, UFT e Unitins, e entidades como SESI, SESC, SENAC e Energisa.
Mín. 22° Máx. 39°