O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu nesta terça-feira, 24, formação para diretores escolares das unidades de ensino da rede estadual, com o objetivo de avançar na qualidade da educação por meio das práticas de gestão escolar. O primeiro encontro presencial foi realizado no auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas.
A formação, que tem carga horária de 90 horas, com encontros presenciais e on-line, é promovida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e o Instituto Unibanco. O público-alvo é composto por gestores escolares e técnicos pedagógicos de supervisão e fortalecimento da gestão escolar das Superintendências Regionais de Educação (SREs), além dos técnicos pedagógicos de elaboração de itens e análise de resultados de avaliações e indicadores educacionais da Seduc.
A utilização dos resultados e dos indicadores das avaliações externas para realizar as intervenções pedagógicas, com foco na progressão das aprendizagens, é um dos pontos principais da capacitação. “Este é um momento de aprimoramento em que os gestores são estimulados a pensar no currículo e na avaliação da aprendizagem dos estudantes, além de refletir sobre os indicadores educacionais de suas unidades escolares e utilizar esses números como ferramenta para a melhoria da aprendizagem na rede estadual do Tocantins”, enfatizou a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Sousa.
O coordenador de Inovação em Políticas do Instituto Unibanco, Caio Callegar, explicou que o objetivo da parceria, que será desenvolvida de 2024 a 2026, é investir na gestão educacional, oferecendo oportunidades formativas e aprimoramento da gestão educacional e escolar, visto que a alta qualidade da formação dos gestores está associada aos resultados positivos dos professores e estudantes. “Adotar práticas de gestão mais efetivas é fundamental para a aprendizagem e a permanência dos estudantes, pois não se faz transformação na escola sem uma liderança bem preparada”, pontuou o coordenador.
Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, elencou outras iniciativas que contribuem para a formação dos diretores e para o fortalecimento da gestão das unidades de ensino da rede estadual. “Ser diretor de escola é uma função que exige muito do profissional e, por isso, estamos investindo em formação e apoiando nossos gestores para proporcionarmos um ambiente escolar adequado para avançarmos na aprendizagem. Temos já implementada a mentoria de diretores, a plataforma do CAEd, que permite visualizar os dados de cada escola e possibilita que a equipe gestora tenha o panorama para traçar as mudanças necessárias para que cada estudante obtenha o desempenho necessário. Esta formação com o Instituto Unibanco vem para aprimorar e refinar a formação dos nossos gestores”, enfatizou.
O titular da Seduc ressaltou que o Estado realizou, em 2023, o processo seletivo para diretores e que um novo edital de seleção será lançado em breve. “Há muitos anos não havia processo seletivo para diretores na rede estadual. No ano passado, fizemos a seleção com a Unitins e oferecemos 309 vagas, mas não conseguimos preencher todas as vagas, pois não havia profissionais efetivos em todas as escolas. Agora, com a realização do concurso e mais de 4 mil professores empossados, vamos lançar, nos próximos dias, um novo edital para o preenchimento das vagas, garantindo a estabilidade para o diretor e reafirmando a política de permanência que valoriza a categoria”, assegurou.
Uma das cursistas é Maria Aparecida Ramalho dos Passos, gestora da escola estadual Vila Guaracy, em Gurupi. “A formação é interessantíssima, o material é de grande relevância, pois foca na prática da gestão escolar. Os encontros trazem a abordagem com a troca de experiências entre os gestores de forma que possamos melhorar a nossa prática, despertando o sentimento de pertencimento dos nossos estudantes e o engajamento da equipe, que faz toda a diferença nos resultados. Acredito que essa formação vai mudar a prática e a visão didática do gestor para melhorar o aprendizado nas nossas escolas”, salientou.
A programação desta terça-feira, 24, contou, ainda, com a palestraLiderança na Escola, ministrada pelo jornalista Antônio Góis, que é colunista de educação do O Globo, um dos fundadores da Associação de Jornalistas de Educação e autor de obras como:O ponto a que chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente;Quatro décadas de gestão educacional no Brasil, eLíderes na escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam.
No mês de dezembro, será realizado o encontro presencial de conclusão com oficinas de apropriação dos resultados da avaliação e desenvolvimento de protocolos da gestão do currículo.
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