A obra do professor Valdo Rosário - sobre a história de Augustinópolis - trata das origens do município, do período de 1954 aos dias atuais. Em determinados momentos, os escritos se confundem com a própria vida do autor, conforme abordagem dos primeiros capítulos: “a minha história se entrelaça com a de Augustinópolis”. O livro assemelha-se a uma espécie de “Compêndio histórico” sobre os episódios ocorridos no chão de Augustinópolis.
Uma obra que abrange várias áreas de conhecimento: história, ciências política, geografia, cultura nacional e tocantinense. O autor em sua pesquisa retornou a linhagem das primeiras famílias do lugar com suas genealogias; essa preocupação com as reminiscências do lugar, fez catalogar os primeiros empreendimentos e seus percussores, tais como: farmácias, hotéis, clubes e danceterias, bares, campo de futebol, hospitais, escolas, faculdades, meios de comunicações, igrejas etc.
O livro aborda os acontecimentos que envolveram a Velha e Nova República; narra, por conseguinte, os detalhes da Guerrilha do Araguaia, com alguns personagens que residiram em Augustinópolis, como, o guerrilheiro “Nelson”; também, os moradores do Centu do Ogustu, à época: o Adão Brito e Valdecir Cavalcante. O autor aprofunda sobre o processo democrático que traz no seu bojo, a criação do Estado do Tocantins e a emancipação de Augustinópolis; ainda apresenta de maneira suscinta alguns fatos pitorescos da cidade.
No campo religioso, faz uma referência a criação da Paróquia Santa Rita de Cássia e a da COMJUC (Comunidade de Jovens Unidos a Cristo); faz uma síntese dos vários credos religiosos presente em Augustinópolis; descreve sobre o martírio do Padre Josimo Morais e os conflitos de terras que envolveram pequenos e grandes proprietários de terras da região. Você terá em suas mãos a obra historiográfica mais completa da criação de nosso município – Augustinópolis. O livro além de história, também reúne humor, estória não contada, diversão, contos e anedotas da cidade; que proporcionará uma viagem histórica, é também um manancial fértil de conhecimento e diversão.
Por todos esses motivos descrito acima, é que faço um convite a cada leitor, para conhecer esta obra prima que coloca a cidade de Augustinópolis no mapa literário de nosso imenso país.
Mín. 23° Máx. 37°