Encerrando as ações previstas para o segundo semestre de 2023, o Instituto Recriar Vidas, realizou no mês de novembro, 4 seminários regionais, seguidos de palestras, nas cidades de Palmeirópolis, Paranã, Jaú e São Salvador. Já neste mês de dezembro foi a vez da cidade de Aliança receber a equipe do Instituto para ações formativas e segunda etapa da pesquisa de campo que busca aferir os resultados alcançados, de forma amostral, das ações de treinamento das equipes, seus efeitos e continuidade.
As ações contaram com o apoio das prefeituras municipais, por meio de diversas secretarias, especialmente da educação e assistência social. Somente na região sul do estado, foram realizadas 44 palestras sobre diversos temas, todos relacionados aos fatores socioemocionais e biopsicossociais que afetam diretamente crianças, jovens e adultos, especialmente quanto ao risco do consumo de substâncias psicoativas. Somente na região sul, estima-se que foram atendidas mais de 1200 pessoas, entre profissionais e alunos da rede pública, com os seminários, oficinas e palestras. A ação ainda contou com a entrega de conteúdos paradidáticos, para auxiliar no desenvolvimento de ações sobre as competências socioemocionais, fundamentais para o trabalho de prevenção. Já na cidade de Aliança, o processo formativo atendeu mais de 50 profissionais e tem nova etapa prevista para os meses de janeiro e fevereiro.
Além do suporte na mobilização das Prefeituras Municipais de Aliança, Paranã, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis e São Salvador, as ações também contam com o apoio do Deputado Federal Eli Borges e da ex-Deputada Federal Dulce Miranda, que ainda em 2022 destinaram recursos para o projeto. O Programa ocorre em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por intermédio do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas, Governo do Estado do Tocantins, por meio das Secretarias da Educação e da Cidadania e Justiça, bem como da Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), organismo este vinculado a Organização das Nações Unidas – ONU.
VEÍCULOS NOVOS
Contando com recursos oriundos de emenda parlamentar da ex-Deputada Federal Dulce Miranda, o Instituto adquiriu dois veículos 0km, que servirão para dar suporte as ações realizadas no interior. Estas duas essenciais ferramentas de trabalho, são importantes para que o projeto possa ser desenvolvido em mais municípios. Na prática, já nos meses de fevereiro e março, mais precisamente entre os dias 16 de fevereiro e 7 de março, em acordo com o retorno das atividades nas escolas, serão realizados os seminários e ações nas cidades de Miracema do Tocantins, Arapoema, Pau D’Arco, Darcinópolis, São Sebastião, Paraíso do Tocantins, Dois Irmãos, Peixe e Brejinho de Nazaré.
Mín. 23° Máx. 37°