Vanessa Alencar de Lima alcançou o título de mestre com uma dissertação focada na formação leitora e no letramento literário no contexto do ensino da educação básica.
A conquista veio após a defesa e aprovação do trabalho no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Intitulado "O ensino literário e a formação de leitores: um olhar sobre a escola comunitária de Augustinópolis /TO – ESCA", o trabalho teve a orientação do Prof. Dr. Cesár Alessandro Sagrillo Figueiredo.
Inspirada por sua trajetória profissional, Vanessa revela que sua pesquisa surgiu a partir de experiências vividas em sala de aula como professora. Enquanto estudava à noite durante a graduação, ela também ministrava aulas em um programa voltado para o reforço escolar. “Sempre tive acesso à sala de aula e percebi desde de cedo as dificuldades que os alunos tinham, eram alunos do Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano”, afirmou Vanessa. A egressa decidiu, então, transformar suas observações e vivências em pesquisa acadêmica, com o objetivo de contribuir com a compreensão do ensino literário e a formação de leitores nas escolas.
Vanessa celebra sua mais recente conquista, reconhecendo-a como fruto de incontáveis esforços, dedicação e apoio de sua família, amigos e professores que sempre estiveram ao seu lado, encorajando-a e oferecendo auxílio em cada etapa dessa jornada. “Dedico o meu título de mestre à minha família, aos amigos que estiveram do meu lado e, principalmente, ao meu avô Agenor”. Agora, como mestra, Vanessa nutre o sonho de tornar-se professora no ensino superior, inspirada pela Universidade que a formou e pelos professores que lhe ajudaram no seu caminho acadêmico. Ela destaca a significativa influência dos professores do Câmpus Araguatins, mencionando, com admiração, sua orientadora de TCC, Rosana Quadros.
O coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges, desejou sucesso para a nova mestra. “A egressa Vanessa Lima é uma pesquisadora que iniciou sua trajetória na iniciação científica no Pibic da Unitins, a conclusão do Mestrado é apenas uma conquista de outras que virão. Desejamos sucesso e estaremos sempre de portas abertas”, afirmou.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, parabenizou a egressa pelo novo título e destacou sua satisfação em acompanhar o sucesso dos egressos Unitins. “É gratificante ver uma de nossas egressas alçar voos tão altos, trazendo ainda mais orgulho para nossa Universidade. Seu desejo de seguir na carreira acadêmica é um testemunho do impacto positivo que nossos professores e equipe tiveram em sua formação, e isso nos motiva a continuar buscando a excelência no ensino e na orientação dos nossos estudantes”, enfatizou o diretor.
Mín. 23° Máx. 37°