
Com o objetivo de identificar, reconhecer, valorizar, incentivar e publicar as experiências em Humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) do Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está com inscrições abertas, até 28 de fevereiro para a 2ª Mostra Estadual de Humanização. Os trabalhos serão apresentados na 2º Semana Estadual de Humanização, que ocorrerá de 27 a 30 de abril de 2026, em Palmas e prevê a premiação de até 20 mil. O edital completo pode ser conferido no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.976, de 12 de janeiro de 2026.
Podem se inscrever gratuitamente na Mostra, gestores, técnicos e trabalhadores de saúde de qualquer unidade administrativa ou assistencial da SES-TO, bem como estudantes que participem de projetos vinculados a estes serviços, que devem produzir vídeos de cinco minutos em resolução Full HD com formato do vídeo de 16:9 que deve ser enviado no ato da inscrição. Os trabalhos devem submeter aos eixos temáticos: Clínica Ampliada e Inovação no Cuidado; Gente que faz o SUS acontecer; Projetos de intervenção do Curso de Saúde Mental e Trabalho na Saúde Pública; e Programa Educação pelo Trabalho-Equidade.
“Humanizar o SUS é estratégia de gestão e compromisso com as pessoas. A Mostra reconhece boas práticas e valoriza os trabalhadores e, quando valorizamos quem cuida, qualificamos também o cuidado à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Segundo a assessora da Comissão Organizadora, Cristina Vasconcelos, “a segunda amostra é um convite à transformação e à mobilização das pessoas, das trabalhadoras, dos trabalhadores que faz o SUS acontecer todos os dias. Entendemos que são profissionais que usam a sua criatividade, o afeto, que têm um compromisso com a saúde pública”.
A Comissão Organizadora da Mostra é composta por membros da Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho em Saúde, vinculada à Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde (SGPES).
Premiação
Ganhadores de três eixos receberão R$ 20 mil, em benefícios voltados ao aperfeiçoamento profissional, sendo concedidos em produtos/serviços. Já no eixo 04, a Comissão Organizadora da Mostra esclarece que o Programa PET-Equidade, já é financiado pelo Ministério da Saúde.
Todos os participantes com trabalhos selecionados receberão certificado digital.
Resultado
O resultado preliminar está previsto para 27 de fevereiro no site da SES-TO e o resultado final de todos os trabalhos selecionados em 4 de março de 2026 no Diário Oficial do Estado e no site da SES-TO.
Mín. 21° Máx. 30°





