Taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid cai e Tocantins fica com média de 75%

Valdomiro Mendes venceu a Covid após 12 dias internado na UTI — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que todos os estados do país estão com a taxa de ocupação nas UTIs Covid abaixo de 90% pela primeira vez neste ano. No Tocantins o índice é de 75%. Quem precisou de tratamento intensivo para vencer o coronavírus sabe o quanto um leito é precioso. O Valdomiro Mendes, por exemplo, ganhou a batalha, mas antes ficou 12 dias internado.

“Foram momentos difíceis demais. Medo, apavorado, mas graças a Deus e à oração de todos estou aqui, estou vivo”, agradeceu.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, dentre os 13.700 mil casos de Covid-19 ativos no Tocantins 326 precisaram de internação, seja em leitos públicos ou privados. Desse total, seis em cada dez, estão na UTI.

Dados divulgados pela Fiocruz apontam que a vacinação tem refletido positivamente na situação da pandemia em todo Brasil. Na maior parte dos estados as taxas de ocupação das UTIs ficaram entre 60% e 80%.

Para esta pesquisadora da Fiocruz, a redução nos índices de ocupação é uma tendência que ainda depende de outros fatores pra realmente se concretizar. “A vacinação é central, então é muito importante que a população vá se vacinar. Usar a máscara é fundamental, assim como manter as medidas de distanciamento físico”, disse Margareth Portela.

Enquanto o número de mortos chega a 3.375, o Tocantins já soma mais de 718 mil doses da vacina contra o coronavírus aplicadas. O Mágson Alves de Paiva, de 28 anos, é morador de Augustinópolis e tem asma. Ele tomou a primeira dose.

“Estou muito ansioso para tomar a segunda. Vou tomar no dia 29 de setembro e estou muito otimista. Acredito que logo a gente vai vencer essa pandemia”, disse o servidor público.